quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Plano de aula utilizando Hipertexto


CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
UNIDADE 2
FORMADORA: Silene Araújo
ALUNOS: Cristiane de Almeida Moreira e Silvinho Nascimento
ATIVIDADE: 4 – Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet

Dados de Identificação:
Escola: Estadual Dr. Vasco Filho
Área(s) do Conhecimento:Língua Portuguesa, Informática
Série:8ª/9º ano Turma:Única
Professores responsáveis: Cristiane e Silvinho
Duração:IV Unidade
Objetivo Geral:
Refletir sobre educação, tecnologia, arte, cultura e manifestações sociais de toda comunidade escolar.
Objetivos Específicos:
Divulgar para os alunos, professores, funcionários e comunidade o que acontece no colégio.
Incentivar a utilização de sites educativos.
Compartilhar ideias.
Socializar experiências e visões de mundo.
Conhecimentos prévios:
Conhecimento em informática.
Capacidade de produzir textos.
Conhecimentos gerais e atualidades.
Conteúdos Associados:
Conceituais:
Refletir sobre o uso da tecnologia na vida do homem.
Analisar os benefícios e malefícios do uso da internet.
Atitudinais:
Conscientizar-se da importância de se usar as tecnologias aplicadas à educação.
Utilizar diferentes fontes de informações, como forma de aquisição de conhecimentos.
Sentir-se parte integrante e ser responsável pela qualidade do ensino na escola.
Procedimentais:
Desenvolver pesquisas, produções textuais sobre a comunidade escolar e compartilhar as informações através do blog.
Aprender a usar a internet como meio de estudo e aprendizado, usando hipertexto.
Desenvolvimento:
1º momento:
Discutir com os alunos sobre o uso da tecnologia na vida do homem
Trabalhar com o texto: Tecnologia a serviço do homem ou dominando-o?
Assistir aos vídeos:
“Tecnologia na educação” http://www.youtube.com/watch?v=3zZl8prxTcs
“Educação e tecnologia” http://www.youtube.com/watch?v=6CxVS34jF1k
Dividir a turma em grupos e cada um confeccionar painéis de acordo com o que foi discutido em sala de aula.
2º momento:
Utilizando o texto: Blogando novas idéias, introduzir o “assunto” Blog, mostrando a necessidade do Colégio ter uma página na internet apresentando a toda comunidade seus trabalhos, a sua identidade e também sendo um instrumento de aprendizado.
3º momento:
No laboratório de informática, visitar vários blogs educacionais (navegação à deriva).
De volta à sala de aula socializar o que acharam interessante, quais foram as edescobertas.
Juntos, alunos e professores, discutir como será construído o nosso blog: que título terá, como vai ser o formato, conteúdos que não podem ficar de fora, entre outros.
4º momento:
Selecionar representantes de cada grupo para juntamente com os professores criarem o blog.
5º momento:
Cada grupo deverá confeccionar um cartão de divulgação do blog. Em seguida a sala elegerá o melhor cartão.
Será montada uma equipe que se responsabilizará em divulgar em todo o colégio, nos três turnos, o blog construído.
Recursos: Textos, papel madeira, pincel atômico, fita adesiva, Tv pendrive, pendrive, vídeo do youtube, computadores, cartolina.
Avaliação: A avaliação será processual, levando em consideração a participação,o envolvimento, o compromisso dos alunos em todas as etapas descritas no desenvolvimento.

Referência:
Revista do Projeto pedagógico: http://www.udemo.org.br/RevistaPP_01_11PlanodeEnsino.htm

Colégio Estadual Dr. Vasco Filho
Aluno(a):______________________________________________________ Série: 8ª/9º ano
Disciplina: Língua Portuguesa Prof:Cristiane Almeida e Silvinho Nascimento




Tecnologia a serviço do homem ou dominando-o?

O chamado lixo high-tech - no qual se incluem pilhas, baterias de celulares e resíduos de computadores – já se tornou um problema ambiental grave, a demandar legislações específicas para seu destino adequado e a atenção da população em prol de um descarte menos maléfico aos recursos naturais.
O espantoso, porém, é o crescimento da dependência de muita gente a esse tipo de equipamento, um sintoma de que a raça humana anda encantada com a relação via máquinas. E deixa de vivenciar o único, belo e caloroso papo de olho-no-olho.
Exagero? Um amigo da coluna estava num bar, sentado à mesa com quatro amigos. Em determinado momento, sentiu-se sozinho – cada um dos quatro falava com alguém ao celular, ignorando-o por completo e aos outros. Não precisa ser nenhuma Glorinha Kalil para classificar tal comportamento como falta de educação – uma deselegância, no mínimo. Mas o fato é que cenas assim são cada vez mais freqüentes.
Com o computador, o quadro se repete. Existem hoje imensas turmas virtuais, cujos membros nunca se abraçaram, nunca sequer tiveram a oportunidade de se encontrar pessoalmente – ou desejaram fazê-lo.
Ninguém questiona o quanto essas tecnologias facilitaram a rotina contemporânea. São extremamente úteis e bem vindas. Mas há quanto tempo o leitor não dá uma caminhada no parque ou na praia, conversando com um amigo e admirando belezas que não foram criadas pelos seres humanos? A existência não se resume a um teclado; nosso habitat nunca foi shopping center; nascemos com pernas e não com rodas.
Enquanto a sociedade se acostuma a isso, a vida real, a que pulsa na gente, na fauna e na flora, continuará em segundo plano – estando em primeiro a lógica do lucro a qualquer custo.

Responda às questões abaixo no seu caderno.

01. Procure no dicionário o significado da palavra tecnologia e anote.
02. Qual a relação entre tecnologia e lixo?
03. Por que atualmente o lixo higt-tech é um problema?
04. O que você acha sobre turmas virtuais, cujos membros nunca se abraçaram, nunca sequer tiveram a oportunidade de se encontrar pessoalmente? Comente.
05. Você concorda com o autor quanda afirma que estamos deixando a vida real em segundo plano? Justifique sua resposta.
06. Afinal de contas, qual é a sua opinião: a tecnologia está a serviço do homem ou dominando-o? Comente.


Colégio Estadual Dr. Vasco Filho
Aluno(a):______________________________________________________ Série: 8ª/9º ano
Disciplina: Língua Portuguesa Prof:Cristiane Almeida e Silvinho Nascimento

BLOGANDO NOVAS IDEIAS
"A mais nova moda na Internet são os blogs. Eles começaram tímidos, funcionando como sites pessoais bem simples. O conteúdo era mais ou menos como o de um diário íntimo (quem já não teve um?): a pessoa revelava seus sentimentos, experiências, pensamentos. A diferença é que este "diário" fica disponível para quem quiser ler. Normalmente, como em quase tudo na Internet, o autor do blog usa um codinome (em internetiquês: nick) para se expor sem receios.
O educador pode convidar os alunos para criarem, juntos, um blog da turma. Todo o processo — escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os "objetivos" do blog — pode ser feito coletivamente. Por exemplo: uma turma pode criar o blog "Dúvidas caseiras", e todos os alunos, de casa (se tiverem Internet) ou da escola, vão colocando questões que aparecem em seu dia-a-dia para serem discutidas e solucionadas nas aulas. Um blog feito por várias pessoas tem a vantagem de estar sempre mostrando novos textos, imagens, idéias. Se cada aluno colaborar com o blog uma vez por semana, já serão várias novidades por dia.
Também é possível fazer do blog um jornal com as novidades, curiosidades, notícias e fofocas da turma. Grupos de alunos poderiam assumir cada editoria (editorial; notícias da escola; notícias da turma; cultura; esportes; recreio; colunas de opinião; etc.) e o jornal estaria sempre fresquinho e sempre no ar, para quem quisesse ler. Blogs não costumam permitir diagramações muito diferentes.
Outra opção muito interessante seria usar o blog no seu sentido original: uma página pessoal, com os pensamentos do dia-a-dia de cada aluno. Só que a criação dos blogs seria orientada em sala de aula, e todos os endereços ficariam disponíveis para a turma. Usando codinomes, os alunos e alunas colocariam ali suas idéias, suas visões de mundo, comentariam textos uns dos outros, entrariam em contato com outros blogs e sites.
E o professor? Ele também teria acesso aos blogs pessoais dos alunos, podendo sempre comentá-los, tirar dúvidas e selecionar bons textos e temas de discussão para levar para a sala de aula. Deixando os alunos livres para criar, sem compromisso de resultado ou nota, o professor obtém o que há de mais valioso nesta relação: passa a conhecer a cabeça de seus alunos, seus sonhos, medos, desejos e interesses.
Seja como for, levar o recurso dos blogs para a escola pode representar um salto na capacidade de comunicação dos alunos. Convidados a se divertir, eles estarão exercitando a leitura, a escrita, o senso crítico e a familiaridade com a informática."
Colaborou: Carmem Granja
Para saber mais: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/jornal/materia.asp?seq=62

CARACTERÍSTICAS DOS BLOGS
 São páginas editadas por uma só pessoa, eventualmente,por convidados;
 Possuem estrutura hipertextual, permeada de links;
 Utilizam textos geralmente sucintos, em blocos padronizados;
 São relatos pessoais, partindo de um ponto de vista próprio;
 São contextualizados e interpretados por comentários;
 São atualizados diariamente ou até várias vezes por dia;
 Tem as postagens exibidas em ordem cronológica reversa;
 Possuem acesso público e gratuito ao conteúdo da página;


O QUE OS WEBLOGS POSSIBILITAM
 Voz e visibilidade num espaço que cada vez mais cresce;
 Voz e visibilidade aos movimentos sociais;
 Trabalho cooperativo / colaborativo;
 Expressão individual
 Formação de comunidades
 Ambiente e suporte para projetos educacionais
Referência:http://www.ufrgs.br/tramse/gutierrez/textos.htm
TERMOS USADOS NA BLOGOSFERA
Bloguerreia: Do inglês blogorrhea: Escrita compulsiva que resulta numa quantidade anormal de posts,normalmente irrelevantes e desnecessários.Escrever por escrever.
Para você conhecer a linguagem dos blogueiros(as) segue as dicas abaixo:
Para conhecer mais: http://www.asseptic.org/pages/blogossario

Nenhum comentário:

Postar um comentário