quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Currículo

Etimologicamente a palavra currículo (do latim curriculum), significa pista de corrida, um percurso a ser realizado. Trazendo este conceito para a educação, segundo o Prof. Dante, currículo escolar seria a vivência de experiências sistematicamente planejadas, visando ao ensino e à aprendizagem de elementos culturais selecionados e institucionalmente tidos como relevantes para que as pessoas se tornem algo que essas experiências planejadas objetivam.
Lendo os textos sugeridos para esta atividade, percebe-se a necessidade de interação entre tecnologias e currículo visando uma transformação da escola e da sala de aula num espaço de experiência, de ensino e aprendizagem, sendo ampliado pela presença da tecnologia. É essa interação que vai potencializar mudanças na aprendizagem, tornando-a mais significativa.
A utilização das TIC em sala de aula proporciona uma forma de mostrar a nova “cara” da escola, um espaço de construção colaborativa de saberes. A “onda” agora é compartilhar, socializar, trocar informações, interagir.

Referências:
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2004/cp/tetxt3.htm
SALGADO, Maria Umbelina Caiafa. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário